segunda-feira, maio 08, 2006

Campeão da segunda volta

O campeonato argentino é composto por duas voltas independentes: o Torneio Apertura e o Torneio Clausura. Em ambas as equipas começam do zero, logo há a possibilidade de haver dois campeões diferentes em cada ano. Se fosse assim em Portugal, o Sporting teria vencido um título, pois foi o campeão da segunda volta, ao somar 42 pontos, mais três que o FC Porto. Tivesse a primeira volta sido igual e os leões teriam sido campeões. Mas a incompetência do primeiro treinador da época pagou-se cara e não é possível começar a lutar pelo título à 18ª jornada. Pelo menos salvou-se o segundo lugar, com acesso directo à Liga dos Campeões. Desde 1996/97 que o Sporting não terminava nesta posição. Pelo meio foi duas vezes campeão e ficou em terceiro e quarto lugar.

O Sporting só dependia de si próprio para assegurar o vice-campeonato, bastando-lhe para tal um empate na recepção ao Sp. Braga. Perante uma das melhores assistências da época, os leões entraram em campo para ganhar. Depois de algumas jogadas de perigo, o golo surgiu aos 21 minutos, numa jogada exemplar: Abel cruzou da direita e Moutinho, numa execução muito difícil, rematou de primeira de pé esquerdo, fazendo a bola entrar no ângulo superior direito da baliza de Paulo Santos. Depois o Sporting abrandou um pouco, mas continuou a ser mais perigoso, com Deivid a falhar um golo incrível (semelhante ao que já tinha falhado na Luz). No segundo tempo o Braga tentou tomar conta do jogo, também por consentimento leonino. Mesmo assim acabou por ser o Sporting a ter mais oportunidades para aumentar a vantagem. Apenas no finalzinho do jogo Delibasic podia ter empatado, ao rematar por cima da baliza vazia depois de João Tomás ter ganho no ar a Ricardo.

A vitória por 1-0 acabou por servir apenas para os sportinguistas irem para férias com algum conforto de alma. Isto porque o Benfica perdeu em Paços de Ferreira por 1-3, depois de estar a ganhar ao intervalo. No final do jogo, desta vez, Koeman não comentou o jogo do Sporting. Certamente porque teve na Mata Real motivos mais que suficientes para umas boas gargalhadas. A figura de Moretto no golo do empate do Paços mereceria destaque no “Comedy Capers”, esse programa tão caro a Ronald.

O Sporting acabou por fazer uma época relativamente positiva, se contarmos apenas com o período em que Paulo Bento esteve no banco. Os leões fizeram uma bela recuperação no campeonato e conseguiram manter a emoção até à 30ª jornada, quando perderam com o FC Porto. Mas o segundo lugar vale tanto como o primeiro, em termos financeiros, e esse foi conseguido sem discussão. Na Taça o Sporting saiu nas meias-finais, mas de forma que não envergonha. Vergonha aconteceu nas duas eliminações europeias, mas Paulo Bento nada teve a ver com isso, ao contrário do seu incompetente antecessor (ou será antecessor incompetente?).

Agora há que preparar a próxima época. Paulo Bento terá de ser para manter, obviamente, nem admito outro cenário. Para fazer uma figura decente na Champions será preferível manter igualmente os melhores jogadores do plantel, nomeadamente os que terão mais mercado, como Liedson, Moutinho ou Nani. Veremos o que vai acontecer, pois é sabido que no Sporting facilmente se vendem os grandes talentos, mesmo pondo em causa o sucesso desportivo. A nota de terror vai para a cada vez maior probabilidade de Sá Pinto continuar a jogar mais um ano. Gostava de ver o Sporting jogar 11 contra 11 e não 10 contra 12, como tantas vezes aconteceu este ano.

3 Postas de Pescada:

Blogger Marco Aurélio said...

Falta um mês para a copa. Daqui para frente provavelmente falaremos muito sobre futebol nos Blogs. Não podia deixar de lembrar o incidente no estádio do Pacaembu aqui no Brasil, na derrota do Corinthians por 3 a 1 para o River Plate. Aproximadamente 25 pessoas ficaram feridas. Devemos pensar seriamente na possibilidade de extinguir as torcidas organizadas. Seus integrantes que geraram a confusão. Fiz um post sobre o uso politico do futebol. Se quiser dar uma olhada.Esta no dia 22 de Fevereiro 2006.

Um abraço

Marco Aurélio

segunda-feira, maio 08, 2006 4:26:00 da tarde  
Blogger lisamiller3506251267 said...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

sexta-feira, maio 12, 2006 8:39:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... » »

terça-feira, abril 24, 2007 12:27:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home